quinta-feira, 15 de abril de 2010

Hoje, Led Zeppelin!


Olá, olá, pessoas (novamente, que não visitam esse blog sheusheuse)!
Bom dia, boa tarde ou boa noite. 
Hoje, falarei de uma banda interessante, conhecida, boa e pioneira nesse mundo do rock. Nada menos que Led Zeppelin. 


Não vou mais falar como conheci a banda, até porque fica desinteressante, pois era somente como apresentação e pra dizer como eu vim parar nesse mundo estranho e louco chamado Rock.
Ao invés disso, falarei da banda em si. 


Led Zeppelin.
Formada por músicos incríveis e talentosos, cada qual à sua maneira, foi uma banda extremamente expressiva, e continua sendo, mesmo depois de seu término, no mundo do rock e até  mesmo fora dele. Falando dos membros da banda, em si, como frontman desse gigante, temos Robert Plant.

 Robert Plant
Robert Plant ficou conhecido como um dos maiores vocais do rock. O alcance de sua voz ia desde agudos até  vocais extremamente rasgados e pesados. Era um tanto quanto…  peculiar (acho que gosto dessa palavra hasuehsue mas é, ela é  bem utilizável nesse meio). Com suas calças apertadas, camisas abertas, cabelo todo bagunçado e um jeito de cantar irresistível, esse é  Robert Plant. 


Depois, olhando para os outros da banda, vemos, em seguida, mas não menos ou mais importante que qualquer outro membro da banda, Jimmy Page. 


 Jimmy Page

Jimmy Page dispensaria apresentações, mas gosto de falar desse que é, pra mim, o maior guitarrista de todos os tempos, pareando, ficando lado a lado, com Jimi Hendrix. Com um jeito diferente de tocar, com solos rápidos mas não menos tocantes que os blues leves e soltos, Page era excepcional. Sentia a guitarra conversar com ele. Vemos isso, por exemplo, no filme The Song Remains The Same, enquanto toca os solos de Dazed and Confused e também da famosa Stairway to Heaven. Ele fala com a guitarra, e ela responde à altura de seu pedido. Ele tem o feeling necessário para tocar o seu íntimo, aquele fundo da mente onde você sente o prazer e a satisfação em saber que algo tão simples se torna em algo tão lindo. Além de tudo, era criador de riffs matadores, como Whole Lotta Love, Kashmir, Black Dog, e tantos outros. Não há mais o que dizer, só deixo a vocês o vídeo que eu mais gosto. 



Confesso já ter chorado ouvindo essa gravação ao vivo desta música, e/ou vendo esse vídeo. Principalmente pela expressão no rosto desse exímio guitarrista. 


John Paul Jones


O próximo, e com muuuuito talento, de sobra, é John Paul Jones. Podem dizer que ele fazia linhas simples no baixo, ou que ele era simplista em tudo, mas ele é, na minha humilde opinião de baixista, um dos melhores que já existiram. Não haveria combinação melhor do que ele e John Bonham. As bases eram deles, e eles faziam perfeitamente o trabalho. Eu vejo, também em Dazed and Confused, a presença marcante do baixo, o tempo certo, a marcação certa, a batida certa. E em outras músicas também. E ele tocando órgão… Bom, não preciso comentar, pois é dispensável. 

E, por último, o maior baterista de todos os tempos, opinião minha e de mais milhares de pessoas, com certeza, John “Bonzo” Bonham. 


John "Bonzo" Bonham


Feeling, agilidade, peso, postura, talento, expressão, tudo. Tudo o que é necessário para um músico estava nesse baterista, que infelizmente faleceu em setembro de 1980, causa do término da banda. As músicas Four Sticks e Moby Dick, a última um solo desse ótimo baterista, demonstram perfeitamente o que eu falei. Nos shows, era visto o seu sentimento, contagiante, eram vistos sua alegria e satisfação em tocar, e nada melhor do que alguém que gosta de fazer aquilo que é proposto a se fazer. 


Led Zeppelin


Em resumo, juntando tudo, Led Zeppelin era uma puta banda, desculpem o termo. Músicas extremamente rápidas, ou baladas apaixonantes. Led Zeppelin tem de tudo um pouco. E aconselho a ouvirem sua discografia inteira, como eu já o fiz. Você  jamais se arrependerá, e ficará satisfeito, dizendo, no final, “É, eu realmente não sabia o que estava perdendo”. 
Como prometido, deixarei no final a discografia disponibilizada para download em links para o torrent ou em links diretos para cada álbum.


 Os Quatro Símbolos - Cada qual de um integrante da banda
Da esquerda pra direita, seus respectivos "donos":
Jimmy Page, Robert Plante, John Bonham e Robert Plant

Cercados de miticismo e simbologias, a banda e as letras das músicas da mesma até hoje fazem algumas pessoas "estudarem" a fundo esses significados. Taxada de satanistas por muitas pessoas, eles tinham realmente um certo quê do além sheusheuse. Exemplo é o guitarrista Jimmy Page, que era tão fã de Aleister Crowley que comprou seu castelo em Boleskine, na Escócia.

Tirando isso, o que a música tem é uma magia encantadora, que consegue te prender do primeiro ao último segundo.

Aconselho a ouvirem dois em especial: Led Zeppelin I e o Led Zeppelin IV. Pra mim, os melhores e mais tocantes discos. Possuem músicas ótimas, clássicos, como Communication Breakdown e How Many More Times, no primeiro, e no segundo Stairway to Heaven, a mais famosa deles, Black Dog, Rock and Roll, The Battle of Evermore (essa muito interessante, fazendo referência ao livro de J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis, outra de minhas preferências), ou seja, o disco todo é um disco de clássicos.  


Link em torrent, pra discografia:
Led Zeppelin - Discografia


Links diretos, para cada um dos álbuns:
** Clique em free user, espere os segundos, e depois clique em download **
Led Zeppelin I (1969)
Led Zeppelin II (1969)
Led Zeppelin III (1970)
Led Zeppelin IV (1971)  (Na minha opinião, o melhor álbum deles)
Houses of The Holy (1973)
Physical Graffiti (1975) - Disco 1  e Physical Graffiti (1975) - Disco 2
Presence (1976)
In Through The Out Door (1979)
CODA (1982)


Esse é num site diferente, mas funciona praticamente do mesmo jeito. Vá, vocês são espertos ;)
The Song Remains The Same (1976) 
Álbum ao vivo, muito bom, com performances extraordinárias de todos os membros. Vale a pena.
E é isso aí. Hoje, eu fico por aqui! Até amanhã!
Um abraço a todos, stay heavy! 


P.S.: Um beijo pra Dani, minha gatona ;). Eu te amo, coisa chata!

4 comentários:

  1. Ô, se cada dia aparecer uma discografia por aqui, não vai ter HD que me aguente. haha
    Legal, continue com os posts. =D

    ResponderExcluir
  2. A Stairway to Heaven eu conhecia na versão do Apocalyptica, nem sabia que era do Led Zeppelin. :)

    Minha mãe curtia Led Zeppelin qdo era adolescente, mas acho que eu nunk cheguei a ouvir muito.

    ResponderExcluir
  3. Onde está o post sobre o Jimi Hendrix?

    ResponderExcluir
  4. Muito daora !!!
    LED ZEPPELIN SEMPRE
    \M/

    ResponderExcluir